terça-feira, 27 de julho de 2010

5º Festival Amazonas de Jazz


Boa tarde pessoal, tem uma coisa que quero muito compartilhar com vocês. Foi realizado aqui em Manaus, doa dia 17 a 25 de Julho o Quinto Festival Amazonas de Jazz, mas eu só fui no último dia, domingo que teve uma incrível participação de Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. Não é de ficar espantado em saber que quando eu vi que teria a orquestra daí de Recife eu fiquei maluca né??? Me aprontei rapidinho e fomos para o Largo do São Sebastião, local histórico que dedicarei um post a ele, para curtir um pouco de Pernambuco. Allê tem uma bandeira de Pernambuco e a levamos. Genteee, foi maravilhosooo, nós dançamos frevo, maracatu, agitávamos a bandeira de Pernambuco, cantamos alto, as pessoas que estavam perto da gente só ria da animação da gente. Lá encontramos Tami que também é pernambucana, mais uma outra pernambucana que não lembro o nome e conhecemos um outro lá e também presidente ou diretor do Galo da Madrugada de Manaus, Tomas Stautler (acho que é assim que escreve) um alvirrubro. Mas lá também tinha um rubro negro com a blusa do Sport. Bemm quando cantou a famosa musica “Olindaa, quero cantar, a ti, essa canção...” eu e Allê simplesmente berramos de tanto cantar, ficamos malucas, faltava voz heehhe e já no final eu não me agüentei e sai dançando e agitando a bandeira de Pernambuco pelo meio das cadeiras até chegar na frente do palco,  Allê lógico que me acompanhou e começamos a dançar frevo na frente do palco e da platéia que começou a aplaudir, nessa hora também estava na frente do palco, o Tomas. Nessa hora Allê já tava descalça, eu joguei meus sapatos e começou a chegar um monte de pernambucano pra frente do palco dançando e foi uma festa só. A orquestra se fez com isso, a cantora da orquestra pegou a bandeira de Pernambuco que eu e Allê demos e começou a cantar com a bandeira e nessa hora já tinha tantos flashs e filmagens em cima da gente, porque todos se levantaram das cadeiras para ver a festa que nós (pernambucanos) estavam fazendo na frente do palco. Maestro Forró aproveitou e desceu do palco com toda orquestra e veio pro meio de nós e seguiu pra platéia conosco bem atrás e cantamos Po pó pó pó pó pó pó pó... e nossa gente, foi extremamente maravilhoso porque o resto do show deles foi no chão, formou-se uma roda e ficávamos levantando e pulando seguindo o comando do maestro e toda a platéia enlouquecida querendo filmar e fotografar aquele momento que mostrou pra aquele povo de Manaus a paixão e animação do povo pernambucano. O jornalista da Rede Globo me pediu pra esticar a bandeira pra filmar. Allê pediu pro Maestro cantar o hino de Pernambuco e ele falou: Você canta o hino? E ela respondeu que cantava e quando ele começou levantou eu e Allê erguendo a bandeira de Pernambuco e cantando o hino bem alto e chorando, caramba foi maravilhosa a sensação, deu tanta saudade, entretanto foi um pouquinho daí pra gente. Terminou na área externa do Teatro Amazonas e eu e Allê seguimos até o fim e ela me abraçou chorando tanto, dizendo que morria de saudades da terra dela, chorava tanto minha prima. Nessa hora que estávamos abraçada percussionistas da orquestra vieram cumprimentar a gente, agradecer o entusiasmo, perguntar a quanto tempo estávamos aqui, isso fez com que Alle chorasse ainda mais. E veio a Rede Globo nos entrevistar e a Secretaria de Cultura da Cidade e estávamos toda descabelada, Allê chorou de novo na frente das câmeras, mas nem foi ao ar, acredito que porque a jornalista perguntou a mim se tinha dado pra matar um pouco a saudade e eu respondi que não, que só iria matar a saudade o dia que eu chegasse em Olinda, só que não lembro se disse que entretanto Manaus trouxe um pouco de nossa cultura. De todo jeito agradeci muito a cidade, disse que estava muito feliz e que estava sem palavras. Allê que falou mesmo sabe, essa daí sabe se virar na frente das câmeras. Depois eu pensei, não fiz errado em dizer que não havia matado, se tivesse falado que sim, estaria mentido. Alle acha que fui grossa, mas eu falei sorrindo e com lagrimas nos olhos e agradeci, então pra mim nem fui grossa e isso só fez com que tivesse mais saudades daí hehehehe e se me perguntarem o que mais falei na entrevista, nem lembro, estava muito aérea de felicidade hehehehe.

Queria ressaltar uma coisa, o Festival Amazonas de Jazz, é um evento pago, entretanto, o ultimo dia, o dia da nossa orquestra pernambucana, foi gratuito.

Matéria sobre o encerramento do Festival
http://culturadoam.blogspot.com
www.festivalamazonasjazz.com.br

Foto da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério comandada pelo Maestro Forró, tirada por Taciane Ebrahim

3 comentários:

  1. E eu chorei só de imaginar a cena kkkkkkkk
    Ó, cadê o link da matéria? Eu quero ver né :p
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. http://culturadoam.blogspot.com/search/label/5%C2%B0%20Festival%20Amazonas%20Jazz

    esse é o link, Gorda :) é que não ficou visivel, mas coloquei

    ResponderExcluir
  3. Pronto, editei, mas tem que copiar e colar.
    Beijos, te amo e to com muita saudadee!!!

    ResponderExcluir